![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxoF-LFBZexKeRQeNIJpCupmqnYDlfEFceOlst3z4SqfoVuUUSc2kg7zq0CnAgoYgFaagKbhS1oT9xkbHSoHedOlHYAjflXYpf5apW6q_GnhyphenhyphenCRz2n44wg1nDfEfzaPnIcbm6qQQ/s320/Mulhacen659.jpg)
Pois é, já não ando de mota emprestada, a Tricker, que por acaso até é uma scrambler de pequena cilindrada. Depois de 16 anos de motociclismo estou rendido a este conceito, também aplicado na Derbi Mulhacen 659! A minha nova moto! Não desprezando as anteriores experiências, roadster, sportur, maxitrail e trail.
Reparo que quando se fala em scrambler, o pessoal das motos tem sempre a tendência para fazer a associação à Triumph. Apesar de dar o nome a um modelo desta marca inglesa, scrambler é antes de mais um conceito que por terras lusas ainda não teve grande sucesso.
Lembro-me que quando andei à procura de uma Yamaha Tricker tive que correr Seca e Meca para a encontrar, quando ponderei obter uma BMW XCountry só encontrei dificuldades, o próprio negócio com a Mulhacen 659 até me foi favorável porque a mota estava em saldo. Tudo isto pelo mesmo motivo, os modelos não tiveram aceitação e deixaram de ser importados.
Nos anos 70 a moda scrambler entrou em força na Europa, contagiada pelo entusiasmo Norte Americano das flat-tracks e dirt-tracks.
Não sendo uma mota de TT tem boa capacidade para o fazer, tendo características que facilitam essa tarefa, pneus mistos montados em jantes de raios, cursos de suspensão um pouco mais longos que as motos de estrada e uma motorização que favorece o andamento em zonas com piso de gravilha ou alguma areia solta, os monocilindricos e bicilindricos que disponibilizam um bom binário a baixa rotação.
Existem ainda outras características intrínsecas às scramblers. São de certo modo máquinas minimalista, desprovidas de carenagens. O ser leve, baixa e com um amplo guiador é requisito para se ter um melhor controlo fora de estrada. O emblema deste tipo de motos é a linha de escape paralela e junto ao banco, supostamente para ter vantagem em atravessar cursos de água.
Como a minha nova mota ainda está em rodagem, só vai com 260Km andados, ainda é cedo para grandes conclusões, mas já há algumas. É bem gira de se guiar!
Já mostrou que mesmo com pneus mistos com alguma goma curva bastante bem. As suspensões, Marzochi e Sachs, transmitem uma boa leitura do asfalto, tem um comportamento exemplar na travagem e em piso irregular, que é o que mais abunda por estas bandas, não deixam chegar o desconforto ao condutor e ao mesmo tempo dá a sensação de estar sempre em contacto com o piso.
O travão dianteiro Brembo é diabólico, nunca tive nenhuma mota que travasse tão bem!
Em relação ao motor, que é o Yamaha 660 das XT, ainda não foi explorado em todo o seu esplendor, mas já dá para ver que tem virtudes. Até o acho com um trabalhar mais certinho em manobras de baixa rotação que o Rotax da F650GS.
A primeira média que fez foi de 5litros/100Km, a minha expectativa é que depois da rodagem o valor baixe para os 4,5.
Ainda não a levei para fora de estrada, só o vou fazer depois das 1000Km, é que em TT é mais considerável o esforço a que a mecânica é sujeita. Quando no cárter estiver óleo como deve ser logo levo a Derbi a conhecer a Arrábida.
Mais scramblers:![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAG1S7gs-OeqAN2W__sDG0rhV5ZUm1i3Xc5sU8AJ3b4nuZSkZtTouI_nP9wulDUnOIh3h9jUHExdfzbdiJ9OVxua02kbt-ZJZpLQ3UBLUerftoOb35ZwBMbxS3X_PJeVHd7mvvhQ/s320/Triumph.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAG1S7gs-OeqAN2W__sDG0rhV5ZUm1i3Xc5sU8AJ3b4nuZSkZtTouI_nP9wulDUnOIh3h9jUHExdfzbdiJ9OVxua02kbt-ZJZpLQ3UBLUerftoOb35ZwBMbxS3X_PJeVHd7mvvhQ/s320/Triumph.jpg)
Triumph, a mais famosa das scramblers em Portugal. Boa máquina, mas de aspecto demasiado clássico para o meu gosto. E na verdade estava à procura de uma média cilindrada, mais utilitária.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9OkRRw39-wASclD_L4a1ArrfOChDJx76ekvUSEB-h6T9o0lIAEb7LRnvqD_sIhbzHvnRi8FVw2kG-BSXBcnhb28Vx_n2fFMobRB65JwU5lym6Wqo2oJSEd-L14vGwSEnp9iWBXw/s320/Tricker.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsW-hY-6lGTqsPJEW9gkGbRsSXkAyw1hFa3OV8jS00nIFJRX2-IFzOlj5eBf27mVy6j1qbOmR8rGBqPdhJJ_r-_rX34y0bm74aUn9_Wzq9WZiSr16jcPYA5fCJV4kTMvtTxoj1vQ/s320/BMW+G650+Xcountry.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAmXtaBGDykV-fkKZMce1_9fyR9WARvccTdI2BTI7Yj6gRMUS_9RYLdzTo2uJ04I0MbG54mDAWQtQ7qo9dTJtr-wdTjOpC7fy-yJZKIpgDBh9V7DS6XK_Df5Bu10fir0kKdNGRKg/s320/F800+scrambler+Turatech.jpg)
Uma adaptação feita pela Turatech na BMW F800GS.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWVLX9BC0LDVQ-sa6x9fEzz2bkL0mA1TAZegMPDzEDa6K2LBp_O2MsJICIIN7-AMp37ltxf-ke9X4zuDOtQlscbUsSQEmemWso1EFYwNrrcMw9ihZY3jwT6v7cuiVC8V08RgIV8w/s320/MotoMorini.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjsJZikhyTHoaxYnnI4yLVSF3d72FVNIleWMGS9LeRbywjIf7JvQgFjZfNxM1jmfckCK3aPwXOJJ9ua88uhpVKmflWrrztOF3RWh3iyBaWDXdWC68cCpx8_jWyThkzGL2HqeBrYg/s320/Voxon.jpg)
... assim como a Voxon.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCXQB3pXA3eH-OZKIbjcS9up9J5ePiywS7fpnN9V2PUk_eVdkxRE_9Jk2nsmOjLjhAG9f6RQEHHkRoJIvM_CFGnxWVMoAvZnrfOongkf0JZj-xLfKjio3sYFO-ULKjTNn5AWF1wA/s320/OldSchool01.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfs9KoRKqst0rkjyZzM6dYjPWMI0FS3IglRUxgwv_Rf8fcqocd72nFusoOmhnXa4T0LZXPlx6yA6Ba75c56k-kRJqKjhkTsdPAR3hNJPYZdVmvQJAGbclEu8nFQk3cWMwg9_gbYw/s320/OldSchool02.jpg)
BSA de 1962 com new look.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4wNH7lrM3FTDm6EpokihVsTLWStEAhNSwfCoJaNFImIwoY_fOLrIsgWQn_rl9x8r5uGgnAcmt9Md9UnyOVxr2-q6wpsEshvmC5-71InIpa0_BLphyphenhyphen-IlcPTowuQW3AOIvSvi_Jw/s320/numero-tre-retro-scrambler.jpg)
Bem giras!
2 comentários:
Só tenho dois defeitos a apontar na minha visão muito pessoal.
O nome do modelo só mesmo porque não me soa bem e a ponteira ser demasiado espaçosa, mas de resto até acho uma linha que acaba por marcar muito a diferença pelo radicalismo ou gostas ou nao gostas.
Muita sorte e saudinha para disfrutares todos os kms que a tua nova montada te irá propocionar
Gostei e já aprendi qualquer coisa hoje! Afinal, não estamos cá só para ver as meninas bonitas em cima das motas ; )
Enviar um comentário