segunda-feira, fevereiro 16, 2009

A mota do ano...

...e talvez a da decada! A que será recordada. Tal como a primeira CB four, GSXR750, FIREBLADE e a primeira R1 de 1998 são hoje em dia.

Apresento-vos a Yamaha R1 2009.






Lembro-me perfeitamente de estar aqui hà 3 ou 4 anos no Estoril para ver o Motogp e quando ouvi passar o Rossi na yamaha M1 pensei para comigo (tinha na altura a VFR750) "esta m.... é um V4 ou V5, o que se passa?!", a Yamaha estava a correr na altura com um motor 4 em linha que tem aquele som de motor caracteristico estrindente em altas rotações que por acaso não é das coisas mais bonitas de se ouvir. Mas esta M1 que tinha acabado de passar estava diferente, o som era envolvente, relaxado, controlado mas ao mesmo tempo proprio de uma rapidez e eficácia inacreditaveis. Era como se a mota já não estivesse no mesmo plano das outras, a lutar e resmungar contra o alcatrão para ser rápida mas sim se estivesse passado para outra consciência mais elevada...e o Rossi fazia aquele traçado tal como se percorre a nacional para Faro num fim de tarde de verão...no stress.

Perguntei à malta se estaria a alucinar e sim, pelos vistos estava, "o motor é um 4 em linha e isso é do escape (a.k.a da bufadeira)".
No dia seguinte lá me dirigi à fonte de toda a sabedoria (a net) e pimba, a alucinar o tanas: " A yamaha está a usar um novo de tipo de cambota, que usa apoios diferentes e ordens de combustão diferentes baseado na tecnologia BIGBANG dos 2 tempos, gasta menos pneu, põe melhor a potência no chão bla bla que o faz soar e trabalhar como um V4".
Desde aí a Yamaha nunca mais parou e apenas a Ducati com o seu V4 lhe fez frente. Os adversários que continuaram a apostar nos 4 em linha tradicionais ou já se retiraram ou já se converteram e já é raro ouvir os gritos estridentes das Kawasakis, suzukis e outras desse tempo (e não foi ha muito tempo).

Isto tudo para nos levar à Yamaha R1 2009. A mota que traz esse conceito dentro dela. A que se pode gabar de ser a aliada do Rossi e o ter levado a esse novo patamar.

Acima de tudo, ouçam-na. Esta é a mota que veio mudar o som nas nossas estradas para sempre.





Que saudades da VFR sem a ponteira de escape :)
Se não gostasse tanto de viajar e se não houvesse tantos carros na estrada...já sei qual seria a próxima. Parabéns Yamaha.




E já agora outra cartada da Yamaha. Marocho investe...

3 comentários:

Anónimo disse...

Na a minha menina está muito bonita , para troca-la por essa vmax que tb nao deixa de ser espectacular mas a minha e a minha hi hi hi hi
quanto ao sonzinho da nova r1 «YEH MAMA» good save de Queen..........

Anónimo disse...

God shave the queen

Não é preciso trocares. Junta-as às duas e fazem um menage...

Anónimo disse...

Com esta lenga lenga magnifica vieram as soudades do V4 com comando de válvulas por cascata de carretos. Bem BOM!

ybr